A pouco mais de um ano para o início dos Jogos Mundiais Equestres de Kentucky, nos Estados Unidos, o cavaleiro paulista Barth13/04/2010 - 15h11
Rodrigo Pessoa tenta inédito tetra na final da Copa do Mundo de hipismo
Do UOL Esporte
Em São Paulo
O cavaleiro Rodrigo Pessoa chegou nesta terça-feira pela manhã em Genebra, na Suíça, para defender o Brasil na final da Copa do Mundo de Hipismo. A competição vai de quarta-feira até domingo. O campeão olímpico individual em Atenas 2004 será o único represente nacional na final da Copa do Mundo.
Ele levantou a taça de campeão nas edições de 1998, 1999 e 2000 com Baloubet du Rouet. O conjunto também foi vice em 2001 e 2003 e terceiro colocado em 2002. Essas conquistas transformam o brasileiro no cavaleiro com o currículo mais expressivo na história da competição, sendo o único no mundo a conquistar três troféus seguidos no torneio.
A Copa do Mundo retorna a Genebra 14 anos depois da final de 1996, quando o austríaco Hugo Simon conquistou o seu bicampeonato. O cavaleiro da Áustria foi o primeiro a garantir o tricampeonato na Copa do Mundo (1979, 1996 e 1997). O campeão olímpico Rodrigo Pessoa, brasileiro mais bem colocado no Ranking da Federação Equestre Internacional, em 11º lugar, poderá ser o primeiro ginete na história a levantar taça pela quarta vez.
Para tentar conquistar este feito, Rodrigo conduzirá a montaria Let`s Fly, hanoveriano de 11 anos. A amazona americana naturalizada alemã, Meredith Michaels-Beerbaum anunciou que não defenderá o título nesta edição em virtude do nascimento da sua primeira filha Brianne Victoria. Assim como o brasileiro, Meredith também já conquistou o título em três oportunidades: 2005, 2008 e 2009 com a montaria Shutterfly.
Classificado pela Liga do Leste Europeu, Rodrigo garantiu a sexta posição no ranking da temporada 2009/2010 da Copa do Mundo, totalizando 71 pontos. O cavaleiro garantiu a vaga vencendo o GP de Harrisburg (EUA), com o quinto lugar no GP de Washington DC, nona colocação no GP de Syracuse, sexto lugar e um título no GP de Wellington.
A liderança do Ranking da Liga do Leste Europeu ficou com a irlandesa Jessica Kurten, com 90 pontos. A Copa do Mundo de Hipismo acontece desde 1979 e é dividida atualmente em 14 ligas e os campeões e melhores colocados em cada uma delas passam à final. Neste ano, 42 cavaleiros de 19 países vão buscar do título na Palexpo Arena, em Genebra.
olomeu Bueno de Miranda Neto, o Totty, é o único saltador brasileiro já classificado para a final da seletiva. No total, serão quatro os representantes do país na competição que é considerada uma Olimpíada pelos praticantes do hipismo.